Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

Com o aumento da tendência em cuidados com a pele, muita gente já deve ter ouvido falar sobre o microagulhamento. Trata-se de um técnica que vem fazendo muito sucesso entre os famosos e todas as pessoas que estão antenadas com o mundo da beleza. Pensando nisso, iremos responder a seguir as principais dúvidas sobre o método que visa uma melhora global do aspecto da pele.

O que é o microagulhamento?

O microagulhamento é um tratamento o qual se usa um aparelho revestido com diversas micro-agulhas esterilizadas, que geralmente estão dispostas em um rolo conhecido como roller. O roller é aplicado sobre a região da pele a ser tratada, ocasionando minúsculas lesões intencionais que podem, eventualmente, levar a um leve sangramento. Essas pequenas puncturas aumentam a vasodilatação, estimulam a produção de colágeno e aumentam a absorção de alguns ativos que podem ser aplicados em seguida para potencializar ainda mais os resultados do tratamento.

Quais as indicações para o microagulhamento?

O método é indicado para vários problemas de pele, dentre eles, podemos listar o envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne, estrias, manchas, entre outros. As mini lesões ocasionadas pelo roller, faz com que o organismo produza mais colágeno e elastina. Esses componentes são fundamentais para manter a firmeza da pele e essa produção faz com que a estrutura da pele seja refeita, reorganizando até mesmo as fibras internas, o que leva a melhora geral da sua aparência. Além disso, o procedimento pode facilitar a permeação de alguns medicamentos, que quando aplicados após o microagulhamento, conseguem atingir as camadas mais profundas da pele, potencializando ainda mais os resultados.

Como o procedimento é feito?

O ideal é que o procedimento seja realizado em consultório, por profissionais que possuam experiência com a técnica. Preferencialmente o médico dermatologista, cirurgiões dermatologistas, cirurgiões plásticos e até mesmo fisioterapeutas dermatofuncionais com especialização. Apesar do procedimento ser bem tolerado, geralmente usa-se um creme anestésico antes da aplicação do aparelho na região a ser tratada. O tamanho da agulha e a pressão utilizada pode variar de acordo com a queixa de cada paciente, bem como a necessidade da aplicação de algum medicamento logo após o microagulhamento.

Quantas sessões são necessárias?

O resultados já podem ser notados a partir da primeira sessão, porém, a depender de cada caso, mais sessões podem ser necessárias. Isso varia de acordo com a finalidade de cada tratamento e das características particulares de cada paciente.

Quais cuidados devo ter após as sessões?

Logo após a sessão, a pele pode apresentar vermelhidão, ardor, leve inchaço e aumento da sensibilidade. É importantíssimo evitar a exposição solar e sempre utilizar o protetor solar adequado ao tipo de pele, em geral com fator de proteção solar maior do que 30, a fim de evitar a formação de manchas e outras complicações. Além disso, após os primeiros dias da sessão, a pele pode descamar e formar crostas superficiais, o que é uma característica normal do pós-procedimento.

O tratamento com a técnica de microagulhamento pode ser perfeito para você. Entre em contato conosco e agende a sua consulta.

Dr. Victor Romero.