Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

Qual o momento certo para fazer um Transplante Capilar?

A calvície é um problema que se manifesta de diferentes formas em cada pessoa, então não existe um padrão certo para a queda dos cabelos. Enquanto alguns homens só começam a perder bastante cabelo quando ficam mais velhos, outros já podem apresentar perda significativa na juventude, então justamente por ser uma condição tão imprevisível, muitos têm dúvidas a respeito de quando seria o momento ideal para procurar um transplante capilar.

Existe uma idade ideal para realizar o transplante? É necessário esperar que os cabelos caiam até um certo ponto antes de buscar a cirurgia? Neste artigo tirarei todas as suas dúvidas a respeito deste assunto.

Existe um momento ideal para realizar um transplante?

O transplante capilar é a técnica mais avançada em termos de tratamento de calvície, pois garante um resultado com um aspecto natural e altamente satisfatório. Através da técnica FUE, um profissional retira uma porção de fios saudáveis de uma parte da cabeça do paciente e os transplanta na área afetada pela calvície; trata-se de um procedimento minimamente invasivo, onde cada fio é retirado individualmente, um por um. Com o tempo, os fios transplantados permitirão que o cabelo volte a crescer naturalmente onde o gene da calvície se manifestou, e o melhor: graças ao método utilizado, não ficará nenhuma cicatriz visível.

É de se esperar que o transplante seja uma medida adotada em casos mais avançados de calvície, onde a perda dos fios é severa. Porém, a cirurgia não possui quase nenhuma contraindicação e qualquer pessoa pode realizá-la, independente da idade ou do estágio da condição. Para quadros de calvície genética, que vai evoluindo com o passar dos anos, o mais recomendado seria esperar até os 35 ou 40 anos de idade para procurar ajuda de um profissional, pois é a média de tempo que o problema costuma levar para evoluir. Dessa forma, será possível trabalhar em todos os locais afetados com mais precisão.

Isso não quer dizer que o transplante capilar seja ineficaz em homens mais jovens, mas é possível que, mesmo com o sucesso da cirurgia, novos pontos da cabeça comecem a apresentar queda dos fios com o passar do tempo. Por esse motivo, quem decide fazer o procedimento mais jovem pode precisar realizar um novo no futuro.

Existe um estágio de calvície ideal para o transplante?

Como enfatizado anteriormente, o transplante capilar é eficaz em qualquer estágio da calvície e nos iniciais não é diferente. Contudo, um homem que já está na fase avançada muitas vezes pode ser encaminhado para um transplante já na primeira consulta. Tudo vai depender do grau da queda dos cabelos e como a calvície se dispõe pela cabeça do paciente.

O ideal é passar por uma avaliação previamente e usar o transplante como uma alternativa para casos que não respondem bem aos tratamentos convencionais. A cirurgia pode ser realizada até mesmo naqueles que já passaram por outros procedimentos relacionados, seja uma outra técnica de transplante ou um implante.

Para mais informações, não deixe de procurar a ajuda de um profissional especializado!

Dr. Victor Romero.