Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

A cirurgia de transplante capilar é considerada a principal alternativa para homens e mulheres que sofrem de calvície, um problema comum que afeta a maioria da população mundial. Seja por fatores genéticos, emocionais ou externos, a queda dos cabelos ainda é uma condição que afeta duramente a saúde mental e a autoestima das pessoas, então buscar formas de reverter a situação é sempre válido.

O transplante capilar é uma cirurgia que visa retirar fios de cabelo de uma área doadora do próprio paciente para implantá-los em partes afetadas pelo gene da calvície. Os fios são removidos diretamente da raiz e, quando implantados, voltam a crescer normalmente, devolvendo os cabelos com um aspecto totalmente natural e satisfatório.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, alguns cuidados são necessários após sua realização, então confira tudo que você precisa saber sobre o pós-operatório do transplante capilar:

Cuidados pós-operatórios

Após a remoção dos curativos, o paciente aprenderá na própria clínica o passo a passo de como lavar o cabelo. A partir disso, uma série de medidas rotineiras devem ser tomadas para proteger a área transplantada, que estará mais sensível por algum tempo. Para evitar qualquer tipo de desconforto, é recomendado beber bastante líquido para manter-se hidratado, ficar de repouso nos primeiros dias e evitar usar qualquer tipo de chapéu.

Não leva muitos dias para que o paciente possa retomar seus hábitos normalmente, mas alguns cuidados iniciais incluem:

  • Seguir à risca as orientações de higienização;
  • Priorizar refeições leves e com pouco sal;
  • Dormir em um travesseiro macio e com uma toalha enrolada sob a nuca, sempre de barriga para cima;
  • Para controlar o inchaço, aplicar compressas de gelo somente na testa, nunca na área operada;
  • Evitar ficar de cabeça baixa ou fazer esforço físico;
  • Evitar ambientes muito quentes;
  • Ao tomar banho, usar uma toalha separada para secar a cabeça, não utilizar a mesma que secou o corpo;
  • Trocar a fronha do travesseiro diariamente;
  • Sempre levar bem as mãos antes de tocar no cabelo.

Quanto a outros tipos de atividades como prática de esportes, academia, piscina, praia e outras coisas relacionadas a lazer, é necessário esperar pelo menos 30 dias antes de retomar tudo normalmente.

Primeiros meses

Toda essa rotina mais rigorosa geralmente se faz presente apenas no primeiro mês, depois se aliviando um pouco. Nos primeiros três meses, é normal que o paciente não note muita diferença, além de alguns fios que provavelmente já terão crescido. Leva e, média seis meses para boa parte dos fios transplantados já estejam crescendo normalmente e seja possível notar com clareza os resultados do transplante. Para que alcance o nível ideal, leva de nove meses a um ano, sendo um processo lento, mas eficaz.

Caso tenha ficado interessado e queira saber mais, certifique-se de procurar um profissional especializado e qualificado em transplante capilar para tirar as suas dúvidas. Entre em contato conosco!

Dr. Victor Romero.