Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

Saiba mais sobre as olheiras e conheça 5 opções de tratamento para melhora-las.

As olheiras são uma das queixas mais frequentes entre os pacientes aqui no consultório. Essas manchas causam muito incômodo, principalmente quando são profundas ou marcadas, porque acabam deixando qualquer um com aparência abatida e desanimada.

A primeira reação é procurar um bom corretivo, carregar a maquiagem e até mesmo recorrer a receitas caseiras, que não funcionam e podem trazer complicações para essa região que é tão delicada.

Para entendermos melhor a origem e as causas das olheiras, preparamos este artigo explicando o que elas são, os seus diferentes tipos e 5 opções de tratamentos que podem ser aplicados para uma melhora real do aspecto escurecido abaixo dos olhos. Acompanhe.

O que são as olheiras?

Os olhos são as áreas que mais prestamos atenção ao olhar o rosto de uma pessoa, são o primeiro ponto que focamos quando conversamos com alguém e refletem nossas principais emoções.

As chamadas olheiras são caracterizadas pelo escurecimento ou demarcação da região ao redor dos olhos, as pálpebras, notadamente a pálpebra inferior.

Quais são os seus tipos e causas?

São 4 os tipos de olheiras de acordo com suas características, confira:

Bolsas

Com o envelhecimento e o enfraquecimento do assoalho que “segura” a gordura embaixo dos olhos, pode acontecer de ficar visível externamente essa gordura, que acaba tomando uma forma de ”bolsa”, embaixo dos olhos demarcando a área da pálpebra inferior que pode ficar escurecida ou não.

Olheiras Profundas

O aspecto de olheiras fundas é causado pela anatomia óssea e de gordura do rosto do paciente e, em geral, é genético, mas pode surgir ou agravar com a redução de gordura da região malar, responsável pela sustentação do sulco lacrimal. Nessas olheiras a cavidade ocular é mais profunda gerando uma sombra na pálpebra inferior.

Olheiras Pigmentares

São o tipo mais comum de olheiras e são causadas pelo depósito de substâncias na pele da pálpebra causando, por isso, alteração da sua cor. Essas substâncias ou pigmentos podem ser, de forma mais frequente, a melanina, casos em que as olheiras se apresentam entre os diferentes tons de castanho, cujo depósito é influenciado por fatores hormonais e exposição solar; ou hemossiderina, nas quais esse pigmento, presente em quantidade no sangue, passa para a pele seja pelo excesso de vasos ou até pela proximidade destes com a pele, fatos que são influenciados geneticamente.

Olheiras Vasculares

Causadas pelo aumento da vascularização e pela congestão dos vasos que estão na região periocular, em geral, a olheira de origem vascular tem a coloração que varia do rosa ao arroxeado, embora geralmente sejam azuladas devido ao excesso de retenção de líquido (edema), acúmulo de hemoglobina na região dos olhos e má circulação sanguínea.

Existe alguma maneira de preveni-las?

Dormir pouco, consumir alguns tipos de alimentos e bebidas em excesso, inclusive álcool, sedentarismo e  beber pouca água são alguns fatores que estimulam o aparecimento de olheiras. Dormir mal durante a noite prejudica o funcionamento do corpo todo, provocando uma aparência cansada, despertando o mau-humor e deixando as olheiras mais evidentes.

Consumo de álcool e sal em excesso influenciam no surgimento de edemas na região dos olhos e o alto consumo de açúcar pode acelerar o envelhecimento, prejudicando o colágeno através da glicação, fazendo com que a pele perca a firmeza.

Portanto, aqui vai uma lista de medidas que ajudam a prevenir olheiras:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Evitar a exposição ao sol;
  • Usar sempre protetor solar, mesmo em casa;
  • Amenizar o consumo de álcool e cigarro;
  • Ingerir bastante líquidos, principalmente água;
  • Exercitar-se com frequência;
  • Manter a hidratação da pele;
  • Retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Reduzir o estresse;
  • Repor nutrientes necessários ao organismo com uma boa dieta alimentar.

5 tipos de procedimentos para melhorar a aparência das olheiras:

Preenchimento

O preenchimento é um importante aliado no tratamento das olheiras, especialmente aquelas nas quais houve perda, reabsorção de colágeno ou alguns tipos de olheiras profundas. O ácido hialurônico, preenchedor mais comum usado  nessa área, tem a função de preencher e restabelecer a estrutura tecidual das pálpebras inferiores quando a pessoa começa a perder a sustentação.

Laser e Luz Intensa Pulsada

Lasers ablativos, como o CO2 fracionado, e a luz pulsada são opões bem interessantes no tratamento das olheiras. Os lasers quando há flacidez e rugas no tecido, como também enfraquecimento no assoalho que sustenta a gordura, e a lus pulsada nas olheiras vasculares, pois estas conseguem atingir os vasos e suavizar o tom arroxeado ou azulado causados por elas.

Peelings

Alguns peelings podem ser realizados na área periocular, o que tem mais efeito é o ácido tioglicólico que, com outras substâncias, apresenta uma ótima ação nas olheiras pigmentares, agindo também no acúmulo de hemossiderina, pigmento muito comum nesse tipo de olheira.

Fórmulas de uso tópico

Além dos peelings, se faz muito importante o chamado home care, ou seja, os cuidados em casa principalmente com o uso de fórmulas tópicas, comumente diárias, fazendo papel importante e necessário no tratamento das olheiras. Elas amenizam os pigmentos nos casos em que estes fazem arte da formação das olheiras.

MIcroagulhamento

Nos casos tanto de flacidez quanto os pigmentares, ou ainda quando há ambos, o microagulhamento apresenta bom resultado, inclusive a radiofrequência microagulhada, devido às suas ações de estimulação percutânea de colágeno e de clareamento.

Conclusão

As olheiras são problemas crônicos e sem solução definitiva mas têm sim tratamento e, em alguns casos, bastante eficazes. Como nenhum tratamento é totalmente eficaz, na maioria dos casos se faz necessários tratamentos combinados, inclusive porque um tratamento serve para mais de um tipo de olheiras e sempre há mais de um tratamento para o mesmo caso.

Devido às limitações dos tratamentos e do próprio problema é importantíssimo um plano de tratamento de longo prazo feito por um dermatologista experimentado e com conhecimento amplo de todos os tipos de olheiras e seus respectivos tratamentos.

Planejamento é a chave em quase tudo na medicina, aqui, ainda mais.

Fique à vontade para agendar o seu atendimento clicando aqui e até o próximo artigo.

Dr. Victor Romero.

Dr. Victor Romero.