Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

Laser CO2 fracionado: tratamento que devolve a beleza e jovialidade da pele.

Sabemos que a pele tem papel fundamental quando se trata de beleza e bem-estar. Mas, com o tempo, ela acaba perdendo viço e as terríveis ruguinhas e marcas começam a surgir. Felizmente, já temos vários aliados no universo da estética que conseguem tratar e prevenir os sinais do tempo. No post de hoje, vamos conhecer melhor o tratamento com Laser CO2 fracionado e seus principais benefícios para manter a pele mais bonita e mais jovem. Vamos lá?

O que é o Laser CO2 Fracionado?

Laser de CO2 é um laser de gás, ou seja, no qual uma corrente elétrica é descarregada através de um gás para produzir a luz. Nesse caso é o gás carbônico (CO2), daí o nome. É “fracionado” porque o raio é dividido em diversos micro raios atingindo a pele mais profundamente e em regiões menores. Dessa forma, ele faz pequenas lesões, deixando microáreas de pele intacta misturadas com áreas em que o laser atuou, causando menos agressão à pele e trazendo uma recuperação muito mais rápida.

Para que serve, como é sua atuação e qual indicação?

Ele tem como alvo a água, promovendo uma vaporização rápida dessa substância presente na pele. Por isso mesmo não apresenta risco de se aprofundar para áreas não desejadas, se concentrado na epiderme e um pouco na derme, camadas mais superficiais da pele.

Ao fazer isso provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também promove retração da pele, causando esticamento e melhora das rugas finas.

Na epiderme um efeito de peeling, já que a pele irá descamar, em um processo de renovação celular. Na derme estimulação da produção de colágeno e reorganização das fibras existentes. Como resultado, uma pele mais lisa, esticada, firme e luminosa, com a melhora das manchas, rugas e cicatrizes.

É recomendado para melhorar rugas em volta dos olhos (periorbitais), rugas finas em geral, envelhecimento causado por raios solares (fotoenvelhecimento), aspereza da pele, cicatrizes de acne, outras cicatrizes, manchas, estrias e hidratação da pele.

Quais os cuidados com a pele antes e após a realização do procedimento?

Apesar dos benefícios do laser de CO2, nem todas as pessoas terão indicação. Por isso, antes de se submeter ao tratamento, o paciente precisa ser avaliado pelo médico. Inicialmente, será avaliado o tipo de pele ou fototipo, que é a classificação dada de acordo com a capacidade de bronzeamento mediante a exposição solar, sensibilidade e tendência a ficar com a pele vermelha após exposição aos raios solares.

O procedimento é feito preferencialmente em pessoas de fototipo baixo, que são as de pele mais clara. Por causa dos possíveis efeitos colaterais, se torna necessário um preparo prévio da pele, que pode eventualmente ser substituído por um peeling feito imediatamente antes do procedimento, na intenção de prevenir escurecimento da pele e outros problemas.

O período depois da aplicação costuma ser muito tranquilo, mas requer cuidados. Cada organismo responde de uma maneira, mas em geral o paciente se recupera em aproximadamente três dias a uma semana. É obrigatório o uso de protetor solar, dois dias após o laser, mesmo que seja para ficar dentro de casa.

A pele estará muito sensível e a luz pode causar manchas. Além disso, é preciso evitar se expor ao ar livre até que o médico libere, em geral, dois dias. O uso de água termal é recomendando para aliviar principalmente o ardor e o calor das primeiras horas, como também o uso de sabonetes especiais e cremes reparadores.

Também prescrevemos ácidos que ajudam a prevenir manchas, potencializam os efeitos do laser e promovem melhora da textura e luminosidade da pele.

Em quais áreas o Laser CO2 Fracionado pode ser aplicado?

O laser de CO2 Fracionado tem um efeito muito bom em face, pois essa parte do corpo tem grande poder de regeneração e suporta tratamentos mais profundos e potentes o que acaba gerando melhores resultados.

Mas o laser também pode ser aplicado em pescoço e colo, com bons resultados e em qualquer área do corpo que possuam estrias ou cicatrizes, sempre respeitando a tolerabilidade e capacidade de cicatrização de cada área, ajustando os parâmetros do laser de acordo com a especificidade necessária.

Em que casos o procedimento é contraindicado?

Há contraindicações, por este motivo é fundamental consultar um médico e fazer dentro de uma clínica com profissionais habilitados para aplicar o laser. Pessoas com a pele mais escura e negra não devem fazer. Quem tem tendência a cicatrizes e doenças autoimunes, como vitiligo ou lúpus, por exemplo, têm indicação mais restrita. Infecções de pele ou herpes ativo são contraindicações. O uso de alguns medicamentos também pode fazer parte da lista.

Quantas sessões são necessárias para que eu obtenha resultados visíveis?

O tratamento é individualizado, cada paciente responde de uma forma. Por isso, há pacientes que com uma sessão já apresentam uma melhora considerável e outras que podem precisar de mais sessões. Entretanto, o intervalo entre as sessões precisam ser respeitadas, podendo variar de 30 a 90 dias, dependendo de alguns fatores, como, por exemplo, a área tratada.

Normalmente recomendamos 3 sessões para tratamentos de face e 5 sessões para tratamentos de outras áreas, que comumente necessitam de menos potência no laser e assim compensamos no número de sessões.

Conclusão

O laser de CO2 fracionado é um dos importantes aliados nos tratamentos de rejuvenescimento e cicatrizes, mostrando excelentes resultados quando bem aplicado e com os parâmetros adequados. Normalmente é bem tolerado e não apresenta complicações se forem observadas as técnicas consagradas de aplicação. Combinado com outros tratamentos e com rotina de cuidados bem planejada é uma arma fundamental para uma pele bonita e saudável.

Qualquer dúvida, coloquem nos comentários. A quem se interessar em saber mais sobre o procedimento, basta nos mandar uma mensagem clicando aqui e falar diretamente com a nossa equipe. Até mais.

Dr. Victor Romero.