Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

A autoestima baixa é uma condição infeliz que pode acarretar em problemas, tanto físicos quanto mentais. Sejamos realistas, todo mundo tem aquele dia em que tudo está nos deixando para baixo e até a nossa aparência nos faz ter pensamentos e sentimentos ruins. Por isso, é sempre bom procurar elevar a sua autoestima. Com pequenas atitudes constantes, muita coisa pode mudar em sua vida, física e emocionalmente. O modo como você se vê pode determinar a forma como você interage em sociedade. Abaixo, listamos algumas dicas de como melhorar a sua autoestima.

1. A sua alimentação diz muito

Muitas vezes o nosso corpo dá sinais de que algo não está indo bem e, algumas dessas vezes, ele reflete essas situações ruins em nosso emocional, deixando nossa autoestima baixa. Uma ótima forma de fazer com que tudo funcione corretamente e que a sua aparência seja agradável aos olhos, é focar em uma alimentação saudável e correta. Os alimentos fazem muito mais do que apenas saciar nossa fome. Eles fornecem diversos nutrientes que são necessários para todas as partes do corpo. Tendo uma alimentação saudável, você auxilia sua pele a ficar mais bonita e seu corpo a perder aqueles quilinhos extras que incomodam muita gente.

2. Exercite-se!

O exercício é muito importante para a nossa saúde física, bem como a nossa saúde mental. Quando você pratica exercícios, o seu corpo libera a endorfina, um hormônio responsável por trazer satisfação, bem estar e bom humor. Com isso, é natural que se exercitar, por pelo menos 30 minutos ao dia, faça você se sentir melhor e com a autoestima em alta.

3. Cuide de seus cabelos

Cabelos são, em grande maioria, ligados à estética. A perda de cabelo, ou calvície, é uma perda excessiva de cabelo em que o couro cabeludo fica ralo ou totalmente exposto em algumas regiões. Muitas vezes, ao adquirir calvície, o indivíduo pode entrar em um constante estado de insatisfação e baixa autoestima. Embora não seja tão conhecido e divulgado, o tratamento para a calvície existe e é altamente eficaz. Por isso, se você está sofrendo com queda de cabelo, teme a calvície e sua autoestima está abalada com essa condição, procure um profissional para iniciar o seu tratamento.

4. Dê atenção ao seu sono

O cansaço físico e emocional pode acarretar em muitas reações no seu corpo. Dormir menos do que o necessário pode prejudicar seu cabelo, sua pele, seu peso e muitas outras partes de você. Além disso, o emocional também se abala. Um prato cheio para a baixa autoestima, não é mesmo? Por isso, busque sempre dormir o necessário, que é de 7 a 8 horas por noite. Além da quantidade, a qualidade também é muito importante. Sua cama precisa ser confortável e seu sono precisa ser livre de interrupções.

5. Cuide de sua pele

A primeira coisa que você vê quando se olha no espelho é seu rosto e não gostar do que vê pode ser muito frustrante. Se a sua pele não está agradando, você pode achar diversas formas de melhorá-la. Hidratações, esfoliações, limpezas, são muitas as formas de poder ter a pele dos seus sonhos. Sempre dê atenção para sua pele, tanto do rosto quanto de todo o corpo. Se sentir bem consigo mesmo é sempre uma ótima forma de melhorar sua autoestima. Olhar no espelho e amar o que vê gera satisfação e isso é transmitido para outras pessoas do seu ciclo social.


Dr. Victor Romero.